Notícias

Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte Adicionar a favoritos Imprimir Enviar para amigo

06/06/2012, 21:07h | Notícias

IV Mostra Brasil – juventude transforma com arte e cidadania

Entre os dias 20 e 24 de maio, o centro do Rio de Janeiro foi palco da 4ª Mostra Brasil, evento que reuniu cerca de 350 jovens, de 12 estados brasileiros, apresentando espetáculos de música, teatro, poesia, dança e circo.

Além de divulgar as diversas manifestações artísticas de diferentes regiões do país, a mostra teve como objetivo investir no desenvolvimento da arte e da cultura como ferramentas de mobilização e participação social. “Já havia participado de eventos semelhantes a este, mas com tamanha diversidade e desempenho de participantes cada vez mais jovens, acho que é a primeira vez. Há pessoas aqui que iniciaram seus trabalhos de forma isolada e hoje já se apresentam como companhia, grupo cultural”, conta a arte-educadora paulistana, Ana Elisa Soares.

Mostra Juventude Transformando com Arte. FOTO: A.F Rodrigues

Mostra Juventude Transformando com Arte. FOTO: A.F Rodrigues

Um exemplo disso é o grupo de dança afro-contemporânea Terracotta, que com três anos de existência, surgiu a partir da mobilização de um pequeno grupo de alunos. “Nós sempre gostamos de música e dança, então, ao concluir o ensino fundamental, propus aos meus amigos criarmos um grupo para se apresentar em pequenas festas e até mesmo em atividades da escola”, conta o bailarino e instrutor do grupo, Erickson Damasceno.

A iniciativa deu tão certo que, meses depois, o grupo viu a necessidade de aprofundar o que já vinham desenvolvendo. “Naturalmente, percebemos que nossos interesses iam para além de simples atrações. Sempre estávamos próximos de grupos culturais tradicionais de Minas Gerais, como o Terno de Moçambique e a Congada. A partir daí, direcionamos nossa atenção para a formação intelectual dos participantes. Para nossas apresentações, realizamos pesquisas sobre questões que envolvem cultura, religiosidade, negritude e tudo o que tem a ver com a nossa história e a realidade em que vivemos”, explica Claudio Victor, outro integrante do Terracotta.

Para o grupo, participar de eventos como a Mostra reforça o compromisso social da juventude. “Nós não viemos aqui simplesmente para um evento cultural, a Mostra discute arte, mas também traz temas como pertencimento étnico, meio ambiente, políticas públicas de juventude, entre outros. Aqui, tenho a oportunidade de discutir a negritude, os direitos indígenas, a participação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e a relação deles com arte. Então, durante todo o tempo, fazemos um exercício de aprendizado e troca de experiências”, define Gustavo Oliveira, de 21 anos.

O evento, que acontece a cada dois anos, nesta edição teve como tema norteador a Cultura para Sociedades Sustentáveis e

Mostra Juventude Transformando com Arte. FOTO: Edmilson de Lima

Mostra Juventude Transformando com Arte. FOTO: Edmilson de Lima

Solidárias, alinhando-se às preocupações com o modelo de desenvolvimento e sociedade que a cidade, como palco da Rio+20, debaterá durante a conferência. “Nosso esforço teve como foco as contribuições que as culturas e ações culturais de juventudes, em seus territórios de origem, trazem para espaço coletivo, contribuindo para o debate”, conclui uma das coordenadoras do evento, Angela Nogueira.

Palco de todas as edições anteriores, a Praça Tiradentes serviu como referência às atividades paralelas da mostra. Espaços culturais do seu entorno – Centro Carioca de Design, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Centro Cultural Carioca e Largo das Artes – receberam oficinas de artes ministradas pelos próprios grupos convidados para o evento, intensificando o intercâmbio de ideias entre os participantes. Desde a sua primeira edição em 2006, a Mostra Brasil terminou com a integração das diversas identidades brasileiras na construção de um diálogo entre as diferentes linguagens artísticas que passaram pelo palco do Teatro Carlos Gomes, emocionando os espectadores.

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: