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10/10/2012, 21:15h | Notícias

Novo ciclo da Agência de Redes para Juventude

Por Victor Domingues

Criada em 2011 com o objetivo de oferecer estímulos para que jovens de favelas cariocas pudessem transformar idéias em projetos de intervenção em seus territórios, a Agência de Redes para Juventude é um projeto premiado internacionalmente.  Sua metodologia, pensada para possibilitar que os jovens aumentem suas redes e repertórios, foi premiada na Europa pela Fundação Calouste Gulbenkian e também será implementada em Londres e Manchester.

Realizada pelo Instituto de Criatividade Social Avenida Brasil, com o apoio do Observatório de Favelas e patrocínio da Petrobrás, a Agência de Redes para a Juventude foi criada com o intuito de oferecer formação para jovens de 15 a 29 anos, moradores de favelas. Ao ingressarem na Agência, os jovens passam por Estúdios de Criação onde são realizados estudos em artes, cultura e cidade.

Agência de Redes Para Juventude no Batan. Foto: Vinicius Freitas (ARJ)

Agência de Redes Para Juventude no Batan. Foto: Vinicius Freitas (ARJ)

Uma equipe de universitários e mediadores locais acompanha os jovens, ajudando-os a amadurecer suas idéias e mobilizando a comunidade quanto às propostas dos agenciados, auxiliando, desta forma, na formulação de seus projetos de intervenção local. Ao final do Ciclo de Estímulos, os jovens defendem suas idéias para uma banca avaliadora composta por convidados e concorrem a dez mil reais em prêmios para colocar seu projeto em ação no território.

“Em 2011, a Agência estava presente em seis comunidades, este ano abrimos inscrições para os jovens de todos os territórios com UPP. Mil e duzentos jovens se inscreveram para participar de nosso processo de seleção. Após entrevistas individuais, 270 jovens foram selecionados e experimentam a nossa metodologia em sete núcleos na cidade: Batan, Borel, Cantagalo/ Pavão-Pavãozinho, Cidade de Deus, Providência,  Rocinha e Centro – que reúne os jovens de todas as outras comunidades”, explica Bruno F. Duarte, coordenador de comunicação da Agência.

“Além disso, os projetos desenvolvidos na Agência durante o ano passado, recebem formações de empreendedorismo e plano de negócios com consultores do Sebrae-RJ e do Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS). Estes projetos concorrem a seis prêmios de até R$30 mil para consolidarem suas ações no território”, complementa Ana Paula Lisboa, coordenadora de metodologia.

Outra novidade em 2012 é o seminário “Todas as Redes”, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro, reunindo intelectuais, artistas, empresários e coletivos da cidade com os jovens criadores da Agência para a realização de parcerias e não apenas para serem alunos.

Jefferson Gomes, 16 anos, um dos agenciados, conta que a forma lúdica de ensino na metodologia desenvolvida pela Agência, é um diferencial importante. “O mais interessante é que no curso as atividades são desenvolvidas de forma bem descontraída”, comenta o jovem, que tem o projeto de criar um cinema móvel na região onde vive, no Morro do Sampaio, Engenho Novo.  Sua intenção com o projeto é de contribuir na formação das crianças da região.

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