Notícias

Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte Adicionar a favoritos Imprimir Enviar para amigo

02/03/2011, 12:48h | Perfil

Pequena Grande Comunicadora

“O jovem tem voz sim! O que ele não tem é espaço. Não tem quem o escute”, diz, confiante, a paulista Sâmia Pereira, que hoje é uma Virajovem: jovens articulistas da Revista Viração. Sãmia e os demais jovens da Viração são responsáveis pela mobilização e acompanhamento da equipe que produz a revista, reconhecida pelo seu conteúdo diferenciado.

Sâmia Pereira

Sâmia Pereira

Sâmia entrou para a equipe da revista devido a sua vida de blogueira. Escrevendo no Exceção do Mundo há cerca de três anos, foi convidada para participar do projeto Quarto Mundo, um programa de televisão feito por jovens e adolescentes moradores da região da Grande São Paulo, numa parceria da TV USP e Viração. Os participantes do projeto – com idade entre 13 e 21 anos e estudantes do ensino médio – recebem formação específica de audiovisual e jornalismo dentre outras temáticas, para realização do programa, e o constroem coletivamente, passo a passo, desde a pauta até apresentação e gravação.

Sâmia foi então, do Quarto Mundo, para a redação da Viração, onde é responsável pela mobilização dos outros membros da equipe e também pela produção de matérias. “Hoje sou ‘midiadora’. Esse é um termo que inventamos aqui para quem faz o trabalho da mediação, mas também faz mídia. Participo também do Conselho, onde discutimos a revista e a juventude. Nós decidimos as matérias, os temas, tudo o que fará parte da edição da revista”, conta.

A Viração é feita integralmente por jovens, com uma linguagem atraente. Mas afinal, o que a faz tão especial? “O jovem tem aqui dentro uma liberdade de expressão que eu não vejo em nenhum outro lugar” explica Sâmia, que não quer perder o vínculo com a revista. “Eu quero prestar vestibular para jornalismo e Ciências Sociais, aqui e no Paraná. Se eu for embora de São Paulo, não quero perder o contato de jeito nenhum! Poderia ser uma correspondente da revista, ao invés de ser mediadora, quem sabe? Não quero é perder o contato com a Viração!”, conclui.

Responsabilidade

Apesar de muito nova, Sâmia sabe a responsabilidade que tem junto com os outros jovens. “Acredito que a juventude é capaz de uma grande explosão, mas ela não se dá conta disso. Podemos sim fazer as coisas mudarem, criar ações para combater o que não aprovamos e mudar a realidade. Este é o papel da juventude hoje em dia: trazer alternativas, soluções. A juventude é a renovação da sociedade”, finaliza.

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: