Notícias

Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte Adicionar a favoritos Imprimir Enviar para amigo

06/06/2012, 21:36h | Notícias

VI Congresso Mundial da Juventude

Victor Domingues

Entre os dias 4 e 13 de junho, acontece no Rio de Janeiro, o 6º Congresso Mundial da Juventude. O encontro vai reunir jovens de vários países, com idades entre 18 e 30 anos, e tem como objetivo debater propostas de transformação da economia e desenvolvimento de novas políticas com foco na sustentabilidade.

Foram selecionados 350 jovens delegados, representantes de 152 países. Desses, 50 são representantes brasileiros. Ao todo foram mais de 10 mil inscritos. As sugestões apresentadas durante o Congresso serão discutidas e sistematizadas até chegar à lista final de proposições. As 20 “Soluções Jovens” serão entregues a autoridades que participarão da conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Rio+20), no dia 12 de junho.

Um dos voluntários do encontro, Raoni Saporetti, 22 anos, acredita que atualmente existe um crescimento da consciência política da juventude. “Os jovens estão usando ferramentas como a internet e as novas tecnologias – produtos do modelo econômico capitalista, baseado no consumo – contra este próprio modelo, que dá sinais de esgotamento”.

Para ele, os atuais modelos de gestão tem curto prazo de validade e é fundamental que os mais jovens estejam envolvidos e preparados. “Os que estão no controle desse modelo não vão permanecer por muito tempo. Esta responsabilidade será nossa e a gente quer fazer diferente. Só o fato de a gente estar aqui, já assusta um pouco. Eles (os governantes atuais) estão vendo que a gente está de olho, que tem gente observando. E que as pessoas que vem depois deles tem idéias sustentáveis e possíveis de serem executadas de maneira harmônica com o meio ambiente”.

No intuito de fortalecer o debate em torno do modelo sustentável que os jovens desejam, as temáticas e discussões propostas na Rio+20 estão pautadas para serem discutidas nos debates que acontecerão no Congresso. “Toda a temática da Rio+20 será apresentada e discutida com os jovens. A economia verde como modelo de desenvolvimento sustentável será um dos principais temas, mas deixaremos com que eles digam que tipo de modelo sustentável é esse que eles querem pro planeta”.

Ações espalhadas pela cidade

Edson Gomes, da Organização da Sociedade Civil Verdejar, lembra que parte da programação do Congresso vai acontecer na Vila Cruzeiro, Complexo do Alemão, nos dias 9, 10 e 11 de junho. “No primeiro dia está programada uma caminhada na Serra da Misericórdia. Três grupos sairão de pontos diferentes e se encontrarão dentro da pedreira para um grande abraço como forma de manifesto, reivindicando assim, a construção do parque ecológico na Serra da Misericórdia – que é uma luta histórica do Verdejar”, disse Edson.

“No dia 10, acontece um festival com diversas atividades culturais e sociais no Campo do Ordem, na Penha. No último dia, acontece o “Dia da Mão na Massa”, quando os jovens irão implantar viveiros de mudas, algumas ações de permacultura e manejo da floresta, além de plantio direto, limpeza de trilho e também de encostas”, completou Edson.

O Congresso Mundial da Juventude

O Congresso Mundial da Juventude (World Youth Congress – WYC) nasceu em 1997 no seguimento das conclusões frustrantes da Cúpula da Terra, RIO+5, que ressaltavam o fato de que a Ajuda ao Desenvolvimento tinha caído cerca de 17% desde 1992, longe das previsões de aumento propostas pela Cúpula da Terra desse mesmo ano.

O encontro é uma reunião de jovens ativistas do mundo que acontece a cada dois anos, organizada pela ONG Britânica Peace Child International. Os seus participantes promovem o papel da juventude no desenvolvimento sustentável.

O Congresso Mundial Virtual da Juventude representa a versão online do congresso.

Para saber mais: www.wycrio2012.org

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: