Notícias

Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte Adicionar a favoritos Imprimir Enviar para amigo

23/06/2010, 17:47h | Perfil

A arte de fazer a diferença

“Quando criança eu até pensava em ser advogada, mas me descobri no teatro”. A frase é de Isabela Gonçalves, 19 anos, moradora do Complexo de Mangueirinha, em Duque de Caxias e coordenadora da oficina de teatro da Associação Terra dos Homens.

isabelaIsabela com uma das crianças que participa dos projetos da Associação Terra dos Homens. Foto: Divulgação

Isabela se encantou pelas artes aos nove anos, nos teatrinhos da escola em que estudava. “Fui me interessando cada vez mais. Depois do teatro eu fui me envolvendo com saraus, poesia e hoje eu amo o que faço”, diz Isabela, jovem liderança na Mangueirinha que tem o sonho de lançar um livro  com as poesias que escreve. Nelas, Isabela coloca na ponta do lápis seu cotidiano e críticas à sociedade.

A jovem, que conheceu a Associação Terra dos Homens quando tinha 16 anos, foi levada pela mãe e avó e se engajou de vez na mobilização da comunidade. “Antes não existia um espaço em que a juventude pudesse se unir pra discutir, pra propor mudanças”, explica ela, que se juntou a outros adolescentes e criou um grupo de teatro que leva mensagens a crianças e adolescentes sobre exploração sexual, gravidez na adolescência, meio ambiente, responsabilidade social, dentre outros assuntos. Hoje a comunidade de Mangueirinha tem cerca de seis mil habitantes, dos quais, por volta de dois mil são crianças e adolescentes.

As peças são escritas pela própria Isabela, que faz questão de dar seu olhar de jovem moradora aos trabalhos que o grupo de teatro realiza. Uma das peças que escreveu, “A Mala da Esperança”, foi apresentada em escolas da região. , Isabela diz ter se emocionado ao ser procurada por uma criança que viu a apresentação. “Fico maravilhada ao ver o resultado da mobilização de nossas peças”, diz.

A jovem, que já foi capa de revista (Revista Onda Jovem, Edição 14, Março de 2009), além de dar aulas de teatro, faz parte também do movimento estudantil de Duque de Caxias e tem o sonho de prestar vestibular para artes cênicas e aprimorar aquilo que já sabe.

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: